[Resenha] Titanic - Minuto a Minuto

em 12 de set. de 2019

Título: Titanic - Minuto a Minuto
Autora: Jonathan Mayo
Editora: Vestígio
Ano: 2017
Páginas: 256
Compre: AmazonSubmarinoAmericanas
Classificação: 
Sinopse: Às 2h20 da manhã de 15 de abril de 1912, o Titanic inicia uma descida de quase quatro quilômetros até o fundo do oceano. Maquinário, carvão, taças de cristal, pianos e joias submergem na água escura. Centenas de passageiros e tripulantes permanecem presos sob o convés – centenas mais perderão a vida na superfície. Esta é a cronologia definitiva das horas finais do Titanic, contada com detalhes fascinantes e que oferece uma experiência em tempo real de um dos maiores dramas da história do século XX.



           A resenha de hoje é uma dica maravilhosa para quem é fã do clássico Titanic, e olha que eu sou bem suspeita para falar porque eu já vi o filme dezenas de vezes e sempre to procurando documentários e notícias novas sobre o assunto. Então imaginem minha felicidade quando descobri que existia um livro que narravam minuto a minuto o que aconteceu no navio durante aquela fatídica madrugada de 15 de abri de 1912.
        No livro iremos acompanhar a trajetória do navio desde momento da sua saída de Southampton, Inglaterra até o seu terrível naufrágio. Assim iremos conhecer passageiros, tripulantes e trabalhadores que estavam a bordo do Titanic, que imaginavam estar seguros dentro da embarcação mais segura e a mais bela obra já feita pela companhia White Star Line. E o que nenhum deles poderia imaginar,era que para muitos essa seria sua última viagem, e minuto a minuto podemos acompanhar o desenrolar da noite mais triste da história do mundo marítimo.



          Eu sou tão apaixonada pela história do Titanic que eu li esse livro esse super rápido de tão envolvida que eu fiquei com a trama. Algumas das personagens eu já conhecia anteriormente pois aparecem no filme, outros foram completamente novos e foi super interessante acompanhar suas vidas (ou o fim delas no caso de algumas). O autor se preocupou em além de narrar sobre os acontecimentos que estavam ocorrendo, pesquisar a vida das pessoas então assim também iremos saber sobre o passado delas e o que levaram elas a estar no navio durante aquela específica viagem inaugural do Titanic.
       Ao seguir a trama foi desesperador ver como muitas pessoas morreram por erros humanos: os botes levavam menos da metade da capacidade permitida(teve bote que saiu com apenas 6 PESSOAS, sendo que cabiam 70), a primeira classe foi super favorecida sendo mais da sua metade salva e a terceira apenas poucas mulheres e crianças sobreviveram e o que mais me deixou desesperada foi que havia um navio mais perto do Titanic do que o Carpathia, que era o California e os tripulantes do navio negligenciaram os pedidos de socorro porque não queriam acordar o capitão!!!! E quando acordaram o capitão simplesmente resolveu que continuaria dormindo.
         E se quem for ler o livro para saber de Jack e Rose, sinto falar que não irá encontrar nada sobre eles, uma vez que a trama deles é fictícia criada apenas pelo James Cameron para o filme. Mas de consolo temos o casal Straus, que eram casados há mais de 40 anos e ainda continuavam completamente apaixonados e Ida se recusou a embarcar no navio sem o seu amado Isidor, o que levou a morte dos dois: abraços e juntos para sempre.



            Esse é a minha super dica para quem ama a história clássica de Titanic, e para quem não ama também continua sendo uma leitura maravilhosa e rica de detalhes dessa tragédia que marcou o mundo.    

Um comentário:

  1. Tô enrolando tanto pra rever esse filme. É um dos meus favoritos da vida. Me lembro que quando saiu, tive que reservar as duas fitas na locadora uns 15 dias antes. rs
    Emocionante!!!!
    Por isso, já fiquei de queixo com o livro e com certeza, como não conhecia, vai pra listinha de desejados!!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir

Paginação numerada



Topo