[Resenha] A colina escarlate : Livro e Filme

em 25 de mar. de 2019

Título: A colina escarlate
Autor: Nancy Holder
Editora: Record
Ano: 2015
Páginas: 308
CompreAmazonSubmarino
Classificação: ✮✮✮✮
Sinopse: Bem-vindo à Colina Escarlate.
Edith Cushing, uma jovem da era vitoriana, alimenta o sonho de escrever um livro. Ainda que, segundo ela mesma, seja uma misantropa irritadiça, não é diferente das jovens de sua época. Porém, há algo tenebroso em seu passado. Aos 10 anos, Edith sofreu dois grandes traumas: o falecimento de sua mãe e, três semanas depois, o encontro com um fantasma — a Sr. Cushing, sua própria mãe. Ainda hoje Edith se lembra daquela noite: o tique-taque do relógio, o ranger das tábuas do assoalho, o farfalhar do robe de seda com o qual a mãe fora enterrada, o estalido dos ossos sob a pele que já definhava, a mão decomposta em seu ombro... e um recado enigmático.
Sem medir esforços para realizar seu sonho, ela acaba conhecendo Sir Thomas Sharpe, um homem misterioso, dono de terras na Inglaterra e de uma mente criativa como a dela. Isso logo desperta o interesse da jovem, que busca mais informações sobre ele e sobre Allerdale Hall, a propriedade ancestral da família Sharpe. No entanto, o que Edith não encontra em suas pesquisas são os segredos terríveis guardados pelo nobre inglês, que irão assombrá-la para sempre. 
         Eu queria assistir o filme " A colina escarlate" fazia um bom tempo já, mas ai vi que existia o livro então por causa daquela mania de sempre preferir ler antes de assistir, demorei um tempo até finalmente comprar o livro. Como eu não havia pesquisado nada antes, só descobri quando comecei a ler que o livro era uma adaptação do filme: sim, foi ao contrário dessa vez. Mas tudo bem não ia deixar isso atrapalhar minha leitura, e mesmo assim amei a trama e como já sabia quem era os atores fui imaginando tudo certinho na minha mente.
        O livro se passa em torno do ano de 1900 e iremos acompanhar a vida de Edith Cushing, uma jovem que quando era criança ainda sofreu um grande trauma: A perda da mãe e logo após a visita do fantasma da mesma para avisa-la de algo. Edith cresce e se torna uma moça bonita e que tem o sonho de se tornar escritora, mas não é levada muito a sério. Tudo muda quando conhece o encantador Sir Thomas Charpe, que guarda um mistério sobre sua família e sua famosa residência na Inglaterra, a Allerdale Hall.
       
       
         Por ser a adaptação de um filme e meu primeiro contato com a autora, eu tive uma experiência muito satisfatória com a escrita e forma como a trama foi abordada. Os personagens são extremamente cativantes e nos aproximamos bastante de Edith, que compartilha todos seus pensamentos conosco e nos faz torcer de verdade por ela. Já o personagem de Sir Thomas é completamente misterioso e durante a leitura nos faz questionar o quanto devemos confiar no seu caráter e ter uma leve desconfiança. A narrativa é em terceira pessoa e super bem descritiva ( as vezes até demais, confesso) mas nada que atrapalhe o andamento da trama.
              A trama é uma mistura de fantasia, com suspense causando em nós a vontade de descobrir o mistério que há por trás de Allerdale Hall, e a vida da famosa família que vive lá.
         Eu preciso dizer que eu amei a edição da Editora Record, ficou muito delicada e muito fácil de realizar a leitura. O livro foi divido em três partes : quando conhecemos Edith, quanto ela se envolve com Sir Thomas e quando ela finalmente conhece a famosa Colina Escarlate.
       Essa é minha dica para quem gosta do filme, e quem gosta também deste gênero de mistério. Como disse logo no começo, o livro é adaptação do filme, então nenhum interfere no outro casa queira começar por qualquer um dos dois.


FILME : A COLINA ESCARLATE


Filme: A colina escarlate
Data de lançamento: 15 de outubro de 2015
Duração: 1h 59min
Direção: Guillermo del Toro
Estúdio: Universal Pictures
Elenco: Mia Wasikowska (Edith Cushing), Tom Hiddleston (Sir Thomas Charpe), Jessica Chastain (Lucille Charpe)
Gêneros: Terror, drama, romance, suspense
Paixometro: ✮✮✮✮

   Eu assisti o filme logo após ler o livro, então meio que já sabia quais seriam os acontecimentos porém o filme não deixou de ser emocionante.
   Começando por esse elenco maravilhoso, não posso deixar de exaltar nosso eterno Loki , o adorável Tom Hiddleston, que sempre arrasa nas suas atuações. Eu gosto muito da Mia também desde que assisti Alice no pais das maravilhas e assim como nesse filme, ele atuou com maestria neste também.


         Confesso que senti mais medo do filme do que do livro, em relação a parte de terror porque havia imaginado uma coisa no livro e no filme foi muuuuuuuito mais assustador mas eu amei também pois sou aquela eterna fã do gênero. Mesmo sabendo o final, não deixou de ser surpreende porque foi muito bem feito ( como os filmes do Guillermo del Toro sempre são), é meio previsível mas os detalhes são o que fizeram a trama ganhar emoção.
        Minha dica é: assistam esse filme porque é maravilhoso. Os personagens são super bem construídos e os gêneros são todos muito bem desenvolvidos. E também está disponível na Netflix ;)



2 comentários:

  1. Não li o livro mas amei o filme, no final eu já estava torcendo pelo Thomas.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    É serio que tem o livro? Porque só descubro depois de assistir!!!
    Eu já tinha visto o filme e acredite amei bastante, ainda mais ser um gênero que amo bastante. Agora fiquei curiosa pelo livro..

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir

Paginação numerada



Topo