[Resenha] Origem

Título: Origem
Autora: Dan Brown
Editora: Arqueiro
Ano: 2017
Páginas: 432
Compre: AmazonSubmarinoAmericanas
Classificação: 
Sinopse: De onde viemos? Para onde vamos?
Robert Langdon, o famoso professor de Simbologia de Harvard, chega ao ultramoderno Museu Guggenheim de Bilbao para assistir a uma apresentação sobre uma grande descoberta que promete "mudar para sempre o papel da ciência".

O anfitrião da noite é o futurólogo bilionário Edmond Kirsch, de 40 anos, que se tornou conhecido mundialmente por suas previsões audaciosas e invenções de alta tecnologia. Um dos primeiros alunos de Langdon em Harvard, há 20 anos, agora ele está prestes a revelar uma incrível revolução no conhecimento... algo que vai responder a duas perguntas fundamentais da existência humana.Os convidados ficam hipnotizados pela apresentação, mas Langdon logo percebe que ela será muito mais controversa do que poderia imaginar. De repente, a noite meticulosamente orquestrada se transforma em um caos, e a preciosa descoberta de Kirsch corre o risco de ser perdida para sempre.Diante de uma ameaça iminente, Langdon tenta uma fuga desesperada de Bilbao ao lado de Ambra Vidal, a elegante diretora do museu que trabalhou na montagem do evento. Juntos seguem para Barcelona à procura de uma senha que ajudará a desvendar o segredo de Edmond Kirsch.

Em meio a fatos históricos ocultos e extremismo religioso, Robert e Ambra precisam escapar de um inimigo atormentado cujo poder de saber tudo parece emanar do Palácio Real da Espanha. Alguém que não hesitará diante de nada para silenciar o futurólogo.

Numa jornada marcada por obras de arte moderna e símbolos enigmáticos, os dois encontram pistas que vão deixá-los cara a cara com a chocante revelação de Kirsch... e com a verdade espantosa que ignoramos durante tanto tempo.
         Eu sempre gostei bastante da escrita do Dan Brown e acompanhei o professor Robert Langdon na maioria das suas aventuras ( sempre com uma bela personagens feminina ao seu lado) e nunca me decepcionei com nenhum livro do autor e dessa vez com Origem também não foi diferente. Na trama Robert é convidado por seu ex-aluno, e também amigo, Edmond  Kirsch para ir ao Museu Guggenheim de Bilbao pois ele será o anfitrião de uma apresentação que mudará para sempre o papel da ciência e será um evento VIP mas com uma transmissão mundial para milhares de pessoas. Edmond é um futurólogo conhecido por suas previsões audaciosas (e na maioria das vezes completamente corretas) e invenções de altas tecnologias. O professor Langdon fica curioso pois Kirsh promete que irá revolucionar a ciência e abalar a todas as religiões revelando duas questões fundamentais da existência humana: De onde viemos ? Para onde vamos ?
        Mas um imprevisto arruína completamente a apresentação e o mundo pode acabar não descobrindo a resposta para estas duas questões pois o trabalho de Kirsh pode se perder para sempre. Disposto a descobrir as conclusões do amigo, Robert embarca numa busca por respostas juntamente com Ambra Vidal, a belíssima diretora do museu e também colega de Edmond. Mas nessa busca eles irão enfrentar poderosos inimigos religiosos que contam com o poder do Palácio Real da Espanha para capturá-los nesta busca pela verdade.


           Como eu já disse, eu gosto bastante da escrita do Dan Brown mas o autor tem o seu próprio clichê que é: Robert Langdon convidado para algum lugar e aí algo acontece e sobra para ele descobrir a verdade junto com alguma bela companhia. É sempre isso a base dos livros dele porém eu gosto do fato de que por mais que ele use isso em toda trama , ele consegue nos manter vidrados até o fim pois seus personagens são muito bem construídos. Alguns trechos foram cansativos, mas ele conseguia captar o leitor novamente em seguida e fazer a leitura voltar a ser fluida.
     Mesmo com toda a busca e ação, o autor conseguiu construir bons personagens e por mais que o livro ocorra em uma noite, conseguimos conhecer um pouco mais sobre o passado de alguns deles e teve revelações que me deixaram completamente focada na trama. Um ponto legal é que Kirsh mesmo cria um personagem através da inteligência artificial que é fundamental para estória e para nos mostrar como é essa tecnologia super avançada.
       Uma característica que Dan Brown nunca perde, é nos deliciar com a riqueza dos detalhes da sua trama. Com cenários reais no livro, podemos embarcar em uma viagem pela Espanha  e pela perfeita descrição de grandes obras de arte presente no livro.
         Os capítulos são divididos por acontecimentos e cada vez sobre um ponto de vista de um personagem diferente. A diagramação e a revisão estão impecáveis.
        Se você gosta da escrita do autor essa é mais uma dica. A trama envolve suspense, religião, tecnologia e ciência. Você ira ficar refletindo após leitura, tentando entender de onde viemos e para onde vamos.



Comentou?? Preencha o formulário do top comentarista de agosto e concorra a um prêmio.

33 comentários:

  1. Ainda não li nada desse autor mas sempre vejo coisas boas sobre a escrita dele, acho que a forma como ele constrói os personagens é realmente o diferencial de um livro para outro e mesmo que a premissa seja repetitiva ele não deixa que isso afete a leitura de forma nenhuma. Fiquei bem curiosa por esse livro e vou coloca-lo na minha lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A escrita dele é realmente espetacular, e os personagens são sempre seu diferencial.
      Acredito que você realmente irá gostar!

      beijinhos

      Excluir
  2. O autor abordar e fazer questionamentos a respeito da nossa origem - em meio à ficção do livro e paralelo à religião - é algo muito significante e questionador, tendo em vista que de uma forma ou de outra, o livro acaba girando em torno disso.

    Então, me parece ser um livro bem construído!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro muito bem construído, e esse questionamento é sempre o diferencial do autor.

      beijinhos

      Excluir
  3. Oi Nicole, tudo bem com você?
    Já li esse livro tem um tempinho e gostei muito. Na verdade, eu tive a oportunidade de ler vários livros do autor e até hoje não me decepcionei mesmo com eles tendo premissas parecidas.
    Bjkas

    http://www.acordeicomvontadedeler.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol,
      Mesmo com premissas parecidas é muito difícil mesmo se decepcionar com a escrita dele.

      beijinhos

      Excluir
  4. Difícil não encontrar um livro do autor que não seja bem construído.
    É tudo muito bem pensado e calculado.
    Estou bem ansiosa por esse.

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é difícil mesmo.
      Leia que você irá adorar.

      beijinhos

      Excluir
  5. Também gosto muito da escrita dele, mas faz tempo que não leio nada do autor. Esse e mais alguns estão na lista pra atualizar as aventuras do personagem. Mas já da pra ver que tem tudo aquilo que tanto adoro nas histórias dele. O mistério, as coisas acontecendo e surpreendendo , até o ritmo mais lento em algumas coisas já é esperado. Isso não me incomoda, gosto dessa escrita cheia de detalhes e um tanto cansativa dele, acho que dá um clima bom. Parece mais uma daquelas tramas que prendem pelos detalhes e teorias de conspiração e essas coisas que o autor adora fazer. Gosto muito disso e queria ler mais esse também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os detalhes por mais cansativos que sejam são sempre essenciais!
      Leia que você irá adorar!

      beijinhos

      Excluir
  6. Mesmo não tendo lido do Dan Brown, sempre gostei muito das histórias dele. Gosto muito das adaptações cinematográficas dos seus livros, principalmente os filmes O Código Da Vinci e Anjos e Demônios. Mas ainda quero muito ler os livros do Dan e tirar a minha própria conclusão sobre a suas histórias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As adaptações são fantásticas mesmo, mas os livros são realmente incríveis!
      Tenho certeza que irá adorar.

      beijinhos

      Excluir
  7. Oi Carol, Tudo bem?
    Infelizmente nunca li nada do autor, mesmo tento ouvido e lido somente coisas boas sobre a escrita dele. Estou pensando em começar a ler e acredito que vou começar pela Origem, eu simplesmente amei a trama,o ar de mistério e suspense e amei saber que este livro vai me fazer ficar pensando nele depois da leitura(gosto de livros que mexam com a minha imaginação .).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro irá realmente mexer com a sua imaginação, você irá amar!

      beijinhos

      Excluir
  8. Oi! Eu gosto dos livros do autor, é muito bom seguir com seus personagens nas investigações e resolução de mistérios. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto bastante de sempre estar reencontrando Robert Langdon!

      beijinhos

      Excluir
  9. Amo os livros do Dan Brown!

    http://gotasdecafe.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Amei!!!

    Excelente artigo!

    Um dos melhores blog que acesso, sempre tem artigos novos e com bastante conteúdo de qualidade.

    Parabéns!


    Meu Blog : Loterias da Caixa

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu já ouvir muito desse autor, já vi filme dos livros deles que foram adaptado e amei bastante. Esse tem uma ótima premissa, uma historia que realmente cativa o leitor e prende na trama, com certeza seria um livro que leria em uma tarde..hahaha
    Já faz parte da minha listinha de leitura!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele nos prende o tempo todo, não da nem vontade de largar!

      beijinhos

      Excluir
  12. Nicole!
    Já sou bem fã do Robert Langdon e claro do Dan Brown, porque gosto muito das questões que levanta em seus livros, principalmente sobre religião e como elabora todo enredo voltado para a utilização dos conhecimentos de Langdon. E agora tudo se passa na Espanha, já fiquei empolgada.
    Desejo uma ótima semana!
    “.A vida merece algo além do aumento da sua velocidade.” (Mahatma Gandhi)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA AGOSTO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou super fã do Langdon, adoro os livros com ele.
      Ter Espanha como pano de fundo é incrível.

      beijinhos

      Excluir
  13. Então.rs tenho uma relação de amor e birra com Dan! Gostava demais das letras do autor, até perceber que tudo que ele fazia era muito igual e acabei criando essa birra com ele.
    Não que isso seja ruim, mas puxa, Langdon está sempre envolvido nos mesmos roteiros e até a religião é colocada do mesmo jeito.
    Ainda estou protelando para ler esta obra.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o autor tem seu próprio clichê já e isso incomoda um pouco já que religião é sempre a peça principal.
      Mas o livro é muito mesmo assim.

      beijinhos

      Excluir
  14. Oi Nicole, vou confessar aqui que não sou tão fã do Dan Brown, até já assisti a um filme baseado em suas obras mas não fui conquistada pela leitura dos livros ainda. Mas, e pelo que li na resenha, esse é um livro que vale a pena e que deve agradar aos muitos fãs que ele tem, onde o autor consegue recuperar o ritmo quando a história fica um pouco maçante e manter a atenção do leitor. Gostei muito da resenha ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, assim que ele perde o leitor na trama ele consegue captar novamente.
      Quem sabe algum dia você le algo e goste!

      beijinhos

      Excluir
  15. Oi, Nicole!
    Curto suspense, mas não gosto de tramas que envolve tecnologia, ciência e religião, por isso nunca tive interesse em ler os livros do Dan Brown - até assisti um filme adaptado de um livro dele mas não gostei... Mas pelos seus comentários Origem é uma ótima dica para quem curto esse estilo de leitura.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, para quem gosto é ótimo.
      Mas para quem já não é muito fã não é uma boa pedida.

      beijinhos

      Excluir
  16. Eu tenho muita vontade de ler o Dan Brown mas eu não sei se os temas que ele escreve conseguiria me impressionar esse misto de ciência com religião eu acho que realmente não é um atrativo para mim mas eu tenho esperança sim de ler algo desse autor ainda esse ano

    ResponderExcluir
  17. Este autor marcou demais a minha vida como leitora, e a muito tempo não leio nenhuma de suas obras. Tenho este livro já algum tempo na lista de desejados, e tua resenha somente me deixou mais curiosa, pois li bastante gente que amou e estou que se decepcionaram. Interessante essa mudança de narrador também =) Espero poder conferir em breve!

    ResponderExcluir
  18. Nicole
    Como você também gostei bastante da escrita do Dan Brown e li os livros do professor Robert Langdon, mas acabei enjoando do tema batido e desisti do autor. Sua resenha positiva não me surpreende, a Tainá que resenhou este livro para meu blog também gostou muito, mas "ainda" mão me animei, isso não quer dizer que desisti do autor...
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir

© She bookaholic - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo