[Resenha] Círculo

Título: Círculo
Autor: Mats Strandberg e Sara Bergmark Elfgren
Série: Engelsfors
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Páginas: 416
Classificação: 
Sinopse: Minoo sempre foi a melhor da turma, mas não consegue fazer amigos. Vanessa é a garota mais sexy do colégio e namora um cara bem mais velho. Linnéa tem pai alcoólatra e é malfalada na escola. Rebecka parece ter uma vida de contos de fadas, mas esconde de todos que tem um distúrbio alimentar. Anna-Karin sofre bullying e deseja ser invisível. Ida, apesar de popular, é detestada tanto pelos professores quanto pelos alunos. 
Elas não são amigas nem têm quase nada em comum, exceto o fato de frequentarem o mesmo colégio na cidadezinha sueca de Engelsfors. Quando uma lua vermelho-sangue surge no céu, as seis são atraídas por uma força misteriosa até um parque de diversões abandonado, onde descobrem que são as Escolhidas, um grupo de bruxas ligadas por uma antiga profecia, e que uma força terrível foi libertada. Diante de uma série de suicídios suspeitos, elas precisam se unir e aprender a usar suas habilidades mágicas recém-adquiridas se quiserem sobreviver. Juntas, formam um círculo poderoso, capaz de impedir uma profecia que anuncia o fim do mundo. Separadas, são caçadas por um inimigo misterioso que as persegue dentro e fora da escola.
Lançado em Novembro, é um sucesso editorial na Suécia, os direitos de publicação foram vendidos para 21 línguas diferentes e em 2012 a Random House publicou sua versão, no Reino Unido, intitulada “The Circle“. Uma adaptação cinematográfica já estava em pré-produção, mas problemas entre a produção e os autores fizeram-na não acontecer; atualmente, os direitos mudaram de produtora, e ainda há a possibilidade um filme baseado no romance ir às telonas.

      Comprei esse livro numa super promoção que teve na fnac e faz um tempinho que estava na lista para ler, aí nas férias aproveitei que queria uma leitura mais sobrenatural e dei a chance e adoreeeei! Acho que nunca havia lido um livro de algum escritor sueco, mas adorei a pegada sombria que eles deram para a trama e com reviravoltas que você não esperava que acontecesse.
     A trama nos envolve logo de começo, quando Elias é forçado por algo sombrio a cometer suicídio no banheiro da escola. Após esse trágico evento, sete garotas diferentes com a única coisa em comum ser o fato de estudarem na mesma escola começam a reparar que coisas estranhas tem acontecido com elas, coisas que não tem explicação alguma. Até que um dia, uma lua vermelha aparece no céu e elas perdem o controle do próprio corpo e acabam sendo levadas para um parque de diversões antigo e descobrem que devem se unir para tentar combater uma força das trevas que vem assassinando pessoas pela cidade antes que eles matem cada uma delas.


      O livro foi bem confuso no começo, porque tem muitas personagens e como só algumas delas narram a história você acaba ficando meio perdido sobre quem é quem. Porém, depois de se adaptar a leitura o livro flui e você fica completamente preso nesse mundo sobrenatural. Os autores são muito detalhistas em todas as cenas, especialmente na cena de suicídio do Elias, que faz mexer com seu psicológico.        
   As personagens mesmo sendo várias forem super bem desenvolvidas, mesmo com características diferentes podemos conhecer como cada uma delas. Achei bem legal isso do autor juntar seis meninas que estudam juntas mas não sabem completamente nada sobre a vida das outras e não tem nada em comum. O livro é narrado por Vanessa, Minoo, Rebecka e Anna-Karin então são estas que podemos aprofundar mais, já que os autores procuraram explorar bastante o pensamento e comportamento das meninas e é disso que a maior parte do livro se trata. Eu gostei bastante da Linnéa, que parece entre todas ser a que mais sofre com as dificuldades da vida, porém continua durona mas se vê desmoronar quando seu melhor amigo Elias comete suicídio. A Ida de todas é a que menos aparece quase, mas mesmo assim tem importante papel em todos os acontecimentos.

        A trama aborda temas importantes, como o bullyng, que afeta completamente a vida de Anna-Karin e acaba levando a menina a cometer extremos. Não é aquele tipico livro de adolescente com poderes com diálogos fúteis que você já lê sabendo o que irá acontecer. Eu fiquei o livro todo achando que o culpado era certa pessoa e já estava certa disso, mas fiquei chocada com o final e em como foi que eu não previ aquilo acontecendo.
      Em relação a diagramação, a editora fez um ótimo trabalho e mesmo que o capítulo seja alternado entre as quatro personagens e ficando meio confuso no começo, deu para ler tranquilamente. O livro é dividido em 5 partes, onde cada uma começa logo após algo evento importante da trama.
       O livro faz parte da trilogia Engelsfors, círculo é o primeiro volume da série e sendo seguido por Fire (Fogo) e The Key ( A chave). Apenas o primeiro foi publicado no Brasil e ficamos até hoje no aguardo do próximo (confesso que vou acabar lendo em inglês mesmo, porque acabei me apaixonando por essas meninas).
       Eu pesquisei um pouco, e descobri que tem o filme inspirado no livro também. Não teve muita audiência e poucos recursos ao ser lançado, e vi muitas críticas dizendo que não é tão envolvente quanto o livro mas vou assistir e conto para vocês depois o que eu achei.
    Se você gosta de livros com bruxas, poderes, adolescente com uma pegada mais madura eu super indico a leitura!

  

8 comentários:

  1. Olá!
    Gosto muito de histórias com reviravoltas, ainda mais sobrenatural. Gostei de saber que o livro aborda temas como o bullyng. Nossa, fiquei bem curiosa e com certeza vou pesquisar sobre o filme. rsrsrs
    Adorei a dica!
    Parabéns pelo espaço. Amei!
    Bjos

    www.momentosdeleitura.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Nicole, tudo bem?

    Não conhecia o livro, mas fico feliz em não ser um história boba de adolescente. Sempre bom quando os autores nos surpreendem com boas narrativas!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Olá querida!!!
    Adorei o livro, parece ser muito bom!!
    Segui o seu blog, quero convidar-te a visitar e a seguir o meu blog de volta <3

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  4. Oi Nicole!
    Tem um tempinho que li esse livro,mas gostei demais da leitura.Fiquei mega decepcionado quando soube que a editora não iria publicar as continuações.Acho que ele não fez muito sucesso por aqui,infelizmente,porque a história é muito boa.
    Sério que tem filme?Vou procurar!
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fiquei super decepcionada, uma pena!
      Descobri há pouco também sobre o filme.

      beijinhos

      Excluir

© She bookaholic - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo