[Resenha] The 100: Livro x Série

Título: The 100 : Os escolhidos
Autor: Kass Morgan
Série: The 100
Editora: Galera Record
Ano: 2014
Páginas: 288
CompreAqui
Classificação: 
Sinopse: Desde a terrível guerra nuclear que assolou a Terra, a humanidade passou a viver em espaçonaves a milhares de quilômetros de seu planeta natal. Mas com uma população em crescimento e recursos se tornando escassos, governantes sabem que devem encontrar uma solução. Cem delinquentes juvenis — considerados gastos inúteis para a sociedade restrita — serão mandados em uma missão extremamente perigosa: recolonizar a Terra. Essa poderá ser a segunda chance da vida deles... ou uma missão suicida.




    Essa era uma leitura que eu estava louca para fazer há um bom tempo, pois assisti a série e fiquei completamente viciada. Como vi que o livro está disponível no kindle unlimited, pronto baixei e fiquei toda feliz e lá fui ler. 
     Na trama a terra foi devastada devido a guerra, tornando-a assim inabitável e tóxica ao homem, obrigando todos a viverem divididos em colônias nas espaçonaves. Mesmo com controle de natalidade, a população acaba crescendo cada vez mais e os recursos se tornam escassos levando o governo a tomar decisões extremas. Com um grande número de delinquentes juvenis utilizando recursos e fazendo gastos inúteis, os governantes selecionam um grupo de 100 jovens para a missão de manda-los a terra como teste para saber se ela está novamente habitável. O selecionado grupo agora pode ter a chance de recomeçarem uma nova vida ou a de não sobreviverem. 
    Como havia assistido a série primeiro, tive um pouco de problema para focar no livro sem comparar as duas, mas ai consegui manter as duas separadas e prossegui com a leitura. E geeeeeeente, são poucas as vezes que falo que um livro perdeu e feio para o seriado!! Juro que só terminei o livro porque odeio começar uma leitura e abandonar, então mesmo não gostando eu sempre vou até o fim. Desde que vi a sinopse eu ameeei toda essa ideia proposta, porque a autora tem um mundo novo inteiro para ser explorado de uma forma fantástica!


O livro

A autora nos apresenta a trama dividida entre 4 personagens escolhidos do 100 que chegam a terra:

a) Clarke, presa por traição mas só estava tentando proteger a família.
b) Bellamy, não estava preso, porém ao descobrir que a irmã irá ser enviada a terra se desespera.
c) Wells, filho do chanceler e é preso somente para poder ficar perto Clarke.
d) Glass, era para ser uma das enviadas mas acaba fugindo para poder reencontrar seu grande amor, que está com outra pessoa agora.

   Gostei bastante de como a autora soube alternar a história dos personagens, não ficou uma leitura cansativa e consegui devorar o livro rapidamente. Podemos acompanhar a trama dos que foram enviados a terra assim como acompanhamos o que está acontecendo na espaçonave, e de quebra no meio desses acontecimentos todos, somos apresentados a cenas do passado dos personagens que a autora destaca em passagens. A narrativa é em terceira pessoa através dos 4 personagens apresentados acima.
   Como eu já havia visto a série, eu já tinha bastante apego por alguns personagens e um leve ranço por outros. Clarke é a "mocinha" da trama que perdeu os pais de uma forma injusta devido a traição seu grande amor, Wells, que os delatou para o conselho. Enquanto Wells, que faz de tudo para tentar recupera-la, comete um crime para ser enviado a terra para poder protege-la, mas tudo que Clarke faz é afasta-lo. Na terra, Clarka começa a se aproximar de Bellamy, mas toda a concentração do rapaz é apenas na irmã. Já no espaço, Glass faz de tudo para recuperar sua paixão perdida, que agora está em um relacionamento com alguém que a surpreende.
   A trama foi super bem desenvolvida, e os personagens são ótimos e nos conquistam. Minha favorita é Clarke e Glass, cuja trama achei que a autora sou desenvolver com maestria. Porém, acho que a autora tinha muito mais para poder explorar porque toda essa ideia da trama é algo que tem uma infinidade de caminhos para poder seguir. Confesso (como já disse lá em cima que é porque assisti a série antes) eu não fui tão conquistada assim pelo livro, mas creio que darei continuação a leitura da série pois quero saber se a autora conseguiu desenvolver mais a trama.
    Eu recomendo a leitura, se você gosta de toda essa trama de ação e aventura ( e não viu a série ainda haha) de uma sinopse que é incrível.

A série 

   Eu conheci a série por indicação de uma amiga que tem os mesmo gostos que eu, e demorei um pouco pra assistir. Mas quando comecei não parei mais, porque gente que hino de série. Tudo é muito bem trabalhado, os atores são incríveis e o enredo mesmo sendo inspirado no livro conseguiu superar o mesmo.



   A Clarke e o Bellamy são exatamente como eu imaginei no livro e os atores que interpretam eles são incríveis! A Octávia (irmã do Bellamy) já é completamente diferente, mas a da série ganhou meu coração e é simplesmente minha favorita.
    A série já está na quinta temporada, teve uma baixa de personagens mas continua ótima como sempre.

As diferenças

   Abaixo vou mostrar as diferenças entre a série e o livro, então se não quiserem saber aconselho a parar de ler o post por aqui mesmo:

Personagens:

a) Clarke: é a principal tanto no livro, quanto na série.
b) Bellamy: tanto no livro quanto na série também.
c) Wells: Principal no livro, e na série faz somente participação.
d) Glass: Só a encontramos no livro ( uma pena porque eu adorei ela)
e) Finn: Só existe na série, interesse romântico da Clarke ( meu crush) 
f) Abby : Mãe de Clarke, no livro está morta. Já na série está vivíssima e é meu amorzão de mãe ♡
g) Otávia: É tratada como adolescente de 15 anos no livro, na série é um mulherão que conquista todos nós.
h) Raven: Existe na série, não aparece no livro. Namorada de Finn, "rival" da Clarke e impossível não adorar ela.





Série: The 100
Temporadas: 5
Episódios: 71
Duração: 42 minutos
Status: No ar
Paixometro:  ✮❥









Bem galera, é isso ai! E vocês já leram o livro ou assistiram a série?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© She bookaholic - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo