[Resenha] Extraordinário



Título: Extraordinário
Autor: R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Páginas: 320
Compre: Aqui
Classificação: ✮✮✮✮✮ 
Sinopse: August Pullman nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Por esse motivo, havia sido educado em casa e nunca frequentou uma escola normal... até agora. Se ser um aluno novo é difícil, imagine ainda quando se tem um rosto tão diferente. Então, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros. 


    Auggie já passou por dezenas de cirurgias, foi educado em casa pelos pais e conta com a ajuda de sua defensora número um, sua irmã Via, e essa é a bagagem que possui para seu primeiro dia de aula em uma escola normal, onde além de aprender novas coisas irá aprender também como é conviver no meio de outras crianças sendo, bem, Extraordinário
    Antes de ler o livro já sabia que era uma daquelas leituras que te faz refletir, porém a autora consegue nos fazer pensar muito a respeito de como é a sociedade em que vivemos e sobre a empatia do ser humano com o seu próximo. Auggie possui uma maturidade muito grande para um garotinho da sua idade e sua situação, e sabe levar com um bom humor incrível  a sua deformidade facial, porém, as vezes tem seus momentos de fraqueza e desaba em lágrimas abraçado ao ser ursinho, Bau.
    R.J. Palacio deu vida a uma história de muito amor, esperança e amizade. Aqueles que tem o prazer se tornaram amigos de Auggie o ajudam a espalhar sua compaixão, aceitação e gentileza. August Pullman queria ser uma criança com um rosto normal, mas já aprendeu e aceitou que a vida é como ela é, e apesar das suas diferenças ele é uma criança normal mas com algo diferente e é isso que ele quer que todos vejam nele. 
   O livro é narrado na maior parte por parte por Auggie, mas conta também em várias partes o ponto de vista dos outros personagens e o impacto que este garotinho extraordinário causou em suas vidas. Podemos ver a evolução das amizades que ele faz na escola, e podemos ver o bullyng, que é frequente nos dias de hoje, mostrado pela narrativa de Auggie e seus colegas e como há pessoas que relutam em aceitar pessoas que não tem um padrão, definido por elas mesmas, normal.
      A autora usa uma linguagem simples e compatível a utilizada por crianças do quinto ano, assim como usa também nos personagens diferentes características e comportamento encontradas nessa faixa etária. A editora está de parabéns pela diagramação e pela parte gráfica. O livro ficou dividido em pequenas partes separadas pela narrativa de cada personagem, onde se apresentam em forma de ilustração e uma pequena frase de incentivo a cada parte nova.



    Vale ressaltar também um ponto muito legal que a autora colocou no livro através de um dos professores de Auggie, que pediu aos alunos que separassem um canto do caderno para anotar preceitos (regras a respeito de coisas muito importantes) que ele passaria, onde em cada mês ele iria colocar na lousa um preceito novo, assim no fim do ano cada aluno iria formar uma pequena redação usando os preceitos passados da maneira que quisessem.
"Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo" - August Pullman
     Indico a leitura a vocês, e espero que assim como me fez rever vários conceitos, te faça pensar sobre como certas pessoas podem nos causar tanto impacto e nos fazer querer mudar em várias coisas. Extraordinário é extraordinariamente incrível !



Abaixo deixo para vocês o trailer desse livro fantástico que vai virar filme:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

© She bookaholic - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo